quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Atitude empreendedora

Alunos do primeiro ano de EMTI com enfase no empreendedorismo, nesta postagem buscamos solucionar dúvidas que tenham ficado no transcorrer da aula . 

Como podemos entender o que é  ou que são Atitudes empreendedoras?

Atitude empreendedora pode ser entendida como o comportamento de pessoas que buscam soluções e enxergam oportunidades mesmo em um cenário com riscos e conflitos. Ou seja, indivíduos que não são somente capazes de empreender, mas colocam o empreendedorismo em prática. 

Vale lembrar que o empreendedorismo  não se restringe apenas à criação de novos negócios. 

Realizar mudanças transformadoras em empresas já existentes, por exemplo, é uma forma de empreendedorismo.

Exemplos de 10 atitudes empreendedoras necessárias no mercado de trabalho

1. Planejamento

É importante ter planos bem estruturados antes de tirar uma ideia do papel. 

Construa um planejamento detalhado com todas as estratégias que serão adotadas, os prazos para cumpri-las e as metas que devem ser atingidas.

2. Proatividade

Pessoas com atitude empreendedora não esperam aprovação ou alguém para fazer algo por elas. Pelo contrário. Possuem autonomia e iniciativa para tomar as suas próprias decisões.Com isso, não deixam as oportunidades passarem.

3. Espírito empreendedor

Ter espírito empreendedor é sentir o desejo de fazer algo diferente.

Mas não se trata apenas de criar por criar. E, sim, de promover ideias novas que possam transformar a vida das pessoas.

Ou seja, visão de futuro e força de vontade para ir em busca dos sonhos são duas características imprescindíveis. 

4. Perseverança e resiliência

As duas juntas são essenciais para uma postura empreendedora.

A perseverança diz respeito à capacidade de perseguir os objetivos e enfrentar os obstáculos que surgem no caminho. A resiliência, por sua vez, está relacionada a “dar a volta por cima” mesmo quando tudo parece desmoronar.

5. Inovação

A capacidade de inovação também está diretamente ligada à criatividade.

Profissionais que conseguem propor novas soluções ou melhorias têm destaque no mercado de trabalho. Por essa razão, é importante desenvolver essa mentalidade.

6. Aprender com os erros

A forma de encarar o fracasso é uma das principais características que diferenciam as pessoas com atitude empreendedora.Os erros não devem ser motivo para desistir. Pelo contrário.

As falhas servem como lições aprendidas.

7. Aprender rapidamente

Além de aprender com os erros, o aprendizado precisa ser ágil.

Com tanta tecnologia disponível, tudo muda muito rápido, e é preciso acompanhar as transformações. Essa habilidade, portanto, é uma atitude empreendedora.

8. Disciplina e organização de empreendedor

Empreender requer autodisciplina e dedicação para cumprir todas as tarefas.

Além disso, a organização e o planejamento são essenciais para alcançar os resultados. Todos esses atributos são fundamentais para empreendedores.         

9. Tomar riscos calculados

Ninguém gosta de correr riscos, mas eles são necessários.

O ideal, portanto, é saber diferenciá-los e tomar apenas os calculados. Ou seja, aqueles em que é possível fazer uma projeção das consequências se algo der errado.

10. Fazer networking

O networking influencia diretamente no sucesso profissional e empresarial.

Por isso, procure sempre manter e ampliar a sua rede de contatos.

As redes sociais corporativas são um dos meios de fazer isso.

Fonte: https://ead.pucpr.br/blog/atitude-empreendedora - Visitado em 24/11/2021 ás 17:00 h

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-ser-um-empreendedor - Visitado em 24/11/2021 ás 17:00 h

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”. O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de Empreendedorismo é de 38,7 (2019), segundo melhor patamar total de empreendedores, desde 2002. São mais de 53,4 milhões de brasileiros se dedicando ao negócio próprio. A pesquisa também mostra que em 2019, o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, quando uma empresa possui menos de 3,5 anos de existência, a maior já alcançada. Os resultados fizeram com que o Brasil chegasse à marca de quarta maior Taxa de Empreendedorismo Inicial em 2019. O estudo foi realizado com 55 países – na ocasião, a marca foi superior às registradas nos países do BRICS (EUA, Colômbia, México e Alemanha).    

 Fonte:https://atendimento.sebrae-sc.com.br/cursos/comecar-bem-oficina-empreendedorismo/

Fonte: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/7mostra/3/131.pdf

fonte:https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%202019.pdf

Fonte: www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo/ - Visitado em 22/11/2021 , horário: 11:00H

sábado, 13 de novembro de 2021

Olá Pessoal, Sejam Bem-vindos ao CONEXÃO EMPREENDEDORA EDUCACIONAL!


Esste blog tem como objetivo ser uma ferramenta que possa contribuir no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do EMTI com ênfase no empreendedorismo do 1º ano da Escola Estadual Barão de Tefe(Seropédica) RJ, oferecendo embasamento teórico para a compreensão e resolução de problemas por meio do desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras